Publicidade normalmente é relacionada com atitudes arrojadas, inovadoras, idéias completamente diferentes de qualquer coisas que tenhamos visto no mercado. Mas quando analisamos as campanhas de sucesso percebemos que não é bem assim.
Vamos destacar a campanha do Itaú, a DPZ, agência da instituição bancária, conseguiu criar uma identidade utilizando o básico do design: cores e símbolos.
Nada simplório, porém simples, a cor laranja foi sutilmente embutida em toda a campanha. Cor essa que nem aparece no logo, mas marcou pelo uso nas fachadas e materiais gráficos, outras empresas tentaram utilizar o mesmo recurso mas nada com o mesmo efeito e resultado: Tim, Embratel, Bradesco e outros tantos.
As propagandas executadas on line, off line, em mídias de massa são marcantes, o laranja e o “irroba”fazem parte do cotidiano de muitos espectadores, a agência utilizou da era do i-x para agregar valor ao seu símbolo e foi um sucesso.
Outras marcas conseguem o mesmo efeito, Coca-Cola, Adidas, Nike, a lembrança das marcas é impressionante, mesmo sem dizer nomes ou expo-los nitidamente o público reconhece, muitas vezes mesmo sem ser consumidor.
Ao criarmos campanhas, embalagens, produtos, é importante ter essa percepção, pensar nos detalhes, nos elementos que possam agregar no conjunto da obra. Conhecer a marca é extremamente importante, a identidade pode ser explorada além do manual de identidade visual.
Nem sempre uma criação tem o tempo necessário para ser executada, mas vale lembrar que nada é gerado de um dia para outro e com as idéias não é diferente, elas crescem e se desenvolvem de acordo com a necessidade e seu trabalho.
Antes de criar, olhe, analise, pense…
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